Skip to content

Latest commit

 

History

History
37 lines (28 loc) · 2.06 KB

markers.md

File metadata and controls

37 lines (28 loc) · 2.06 KB

Dia 10: Marcadores

Marcadores são usados pra marcar uma posição no texto e depois pular pra essa posição de volta. Outros editores chamam essa funcionalidade de "bookmarks".

Para colocar um marcador, é usado [m] seguido de uma letra para identificar o marcador. Por exemplo [m][a] registra a posição atual do cursor no marcador "a".

(E marcadores não estão relacionados com os registradores.)

Para mover o cursor até a posição de um marcador, são usados os comandos [\](crase) ou['](aspas simples).[']move o cursor até o primeiro caractere não branco na linha onde o marcador se encontra;[`]move o cursor para a posição exata de onde estava o cursor. Assim,[`a]pula para linha onde foi registrado o marcador "a" e['a]` pula exatamente para a localização do marcador "a".

Note apenas que mesmo com o conteúdo sendo alterado, a posição do marcado continua intacta: se novas linhas forem adicionadas, o marcador sempre irá retornar para mesma posição; se a posição do marcador for removido, ele é movido para a posição pós-conteúdo removido.

Existe uma diferença entre utilizar marcadores maiúsculos e minúsculos. Marcadores em mínusculo ("a") valem apenas para o arquivo atual; marcadores em maiúsculo ("A") valem globalmente. Assim, se for colocado um marcado "A" em um arquivo e você estiver editando outro arquivo, ['A] irá retornar o cursor para o primeiro arquivo.

Existem ainda marcadores especiais:

  • [ move o cursor para a posição onde o último "yank" foi feito;
  • ^ move o cursor para a posição onde o modo de inserção foi encerrado;
  • . move o cursor para a posição onde onde algum texto foi alterado (removido, alterado ou adicionado);
  • " move o cursor para a posição onde o cursor se encontrava quando o arquivo foi fechado;
  • \`` move o cursor para a posição anterior ao salto. Por exemplo, se o cursor estiver no começo do arquivo e for usado ['][a], ao usar [`][`]`, o cursor irá retornar para o começo do arquivo.

Para ver todos os marcadores conhecidos, pode ser usado :marks.